MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Mecatrônica

DMCVG - Unidade Varginha

CEFET-MG

Mecatrônica atrai alunos que querem atuar em mais de uma área profissional

Terça-feira, 19 de setembro de 2017
Última modificação: Terça-feira, 19 de setembro de 2017

airom1Ciência da Computação + Eletrônica + Mecânica = Mecatrônica! Mas, afinal, o que faz o profissional de Mecatrônica? Quem faz o curso técnico em Mecatrônica está apto, entre muitas outras possibilidades, a desenvolver softwares de automação para a operação de equipamentos mecânicos. Engana-se, porém quem acha que isso é algo distante do nosso cotidiano, pois mecatrônica não está presente apenas na indústria, mas no dia a dia das pessoas, seja nos caixas eletrônicos, seja nas bombas de combustível automatizadas.

De acordo com o coordenador do curso técnico em Mecatrônica no campus Varginha, Wanderley Pereira, a formação em Mecatrônica é essencial para quem quer estar em dia com o desenvolvimento tecnológico e se interessa em desenvolver projetos. “O mercado de trabalho é promissor e com várias vagas em aberto. Recomendo a todos”, ressalta Wanderley. Ainda segundo o professor, uma característica marcante do curso é sua multidisciplinaridade, por fazer dialogar áreas diversas, mas convergentes. “O aluno estuda desde materiais, metalurgia, processos industriais, hidráulica, pneumática, manutenção industrial, projetos até qualidade”.

Essa possibilidade de conhecer e fazer dialogar áreas distintas é o que muitas vezes atrai os alunos para o curso técnico em Mecatrônica. Foi o que se deu com a aluna Bárbara Ribeiro, de 17 anos, que cursa o terceiro ano em Mecatrônica no campus Belo Horizonte. “Quando escolhi o curso, aos 14 anos, estava com muita dúvida sobre qual área seguir. Escolhi mecatrônica porque, depois de muita pesquisa, vi que era uma área ligada diretamente com o desenvolvimento tecnológico, que despertava meu interesse. Além disso, escolhi o curso por ser muito amplo, envolvendo três grandes áreas: mecânica, eletrônica e computação”, conta Bárbara.

A pesquisa na área

Embora o profissional possa trabalhar na indústria automobilística, em fabricantes de máquinas e equipamentos robotizados, entre outras áreas do setor produtivo, o professor Sandro Malta, coordenador do curso técnico em Mecatrônica do CEFET-MG no campus Belo Horizonte, conta que muitos dos alunos optam por se enveredar pela pesquisa científica. “Há várias áreas de pesquisa que os alunos têm atuado, como robótica, informática, controle de máquinas e processos, mecânica e eletrônica. Com o desenvolvimento das pesquisas, podem ser gerados produtos ou processos abrangendo vários ramos da ciência” explica Sandro.

Quem compartilha dessa mesma opinião é Tássio Spuri, do campus Nepomuceno. Segundo o professor do curso de Mecatrônica, a automação está em constante evolução, surgindo dia após dia máquinas mais eficientes que automatizam a produção. “Com isso, abre uma vasta área para pesquisas e inovações”, afirma. Tássio observa ainda que o que mais desperta a curiosidade dos alunos nessa área é o fato de estarem trabalhando com as mais novas formas de tecnologia. “Com isso, eles acabam passando a maior parte do curso em laboratório, trabalhando desde a mecânica mais pesada até projetos e programação nos computadores”.

A Mecatrônica no CEFET-MG

O CEFET-MG oferece o curso técnico em Mecatrônica em quatro campi (Belo Horizonte, Divinópolis, Nepomuceno e Varginha), em três modalidades: integrado (Ensino Médio e curso técnico, em 3 anos), concomitância externa (faz o Médio em outra instituição e o técnico no CEFET-MG) e subsequente (faz o técnico após a conclusão do Ensino Médio).

Gianni Tonelli, de 17 anos, que cursa terceiro ano de Mecatrônica no campus Nepomuceno destaca a infraestrutura do curso e a formação do corpo docente da Instituição. “Além disso, no CEFET-MG, há muitas oportunidades de estágio e os professores estão sempre dispostos a desenvolver projetos com os alunos, e isso é muito importante para nós”, diz a aluna.

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG – noticia029.html