MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Mecatrônica

DMCVG - Unidade Varginha

CEFET-MG

Parceria público-privado para educação inclusiva, gratuita e de qualidade

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
Última modificação: Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Com o objetivo de fomentar a busca pela inovação, o Departamento de Mecatrônica (DMCVG) realiza parcerias com diversas instituições. Diversas pesquisas são desenvolvidas com tais parcerias e ter tecnologias avançadas que permitam o desenvolvimento de projetos mais complexos contribui tanto para a educação quanto para o futuro da indústria. 

Uma destas parcerias foi com a SKA. A empresa forneceu 25 licenças estudantis do SOLIDWORKS para que os alunos desenvolvam um dos módulos do projeto de extensão “Introdução a processos automatizados”. O curso foi totalmente gratuito, à distância e focado na capacitação de graduados em Engenharia.

Um dos principais pilares da SKA é a área educacional. A empresa reconhece a importância da preparação do estudante para encarar o mercado de trabalho e acredita que o contato com ferramentas que são referência durante o aprendizado seja o caminho para isto.

O objetivo do projeto é capacitar tecnólogos e/ou engenheiros para atuarem em um mercado competitivo e globalizado, garantindo que eles tenham competências profissionais e tecnológicas para compreenderem e gerir as técnicas envolvidas numa cadeia produtiva. Além disto, o projeto possibilita a compreensão e aplicação dos conceitos e ferramentas dos principais processos automatizados no contexto industrial. 

Segundo o professor Paulo Henrique C Pereira, coordenador do curso de extensão do CEFET/MG, “sem o apoio da SKA, seria praticamente inviável oferecer o tópico Computação Gráfica 3D, já que os participantes do curso de extensão ficariam sem o contato com esta ferramenta poderosa de trabalho durante a realização das atividades”.  

Você pode conhecer mais sobre o projeto clicando aqui

Prof. Paulo Henrique / DMCVG