CEFET/MG – Varginha é destaque na OBR´2025 – MG
Segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Equipes do CEFET/MG – Campus Varginha se destacam na Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR´2025, etapa estadual de Minas Gerais, realizada em 23 de agosto de 2025, na cidade de Montes Claros. A competição reuniu mais de 80 equipes de robótica após seletivas regionais em Almenara, Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia e Montes Claros.
A Equipe AIROM, composta pelos alunos Álefe de Azevedo Silva (edificações) , Mateus Mendes de Oliveira (mecatrônica) e Rui Meneguci Gomes (mecatrônica), conquistou o 1º Lugar na modalidade prática de resgate, que consistiu em fazer um robô autônomo para resgates de vítimas de um acidente de desastre natural.

Já a Equipe CEFEsteam, formada pelas estudantes Hellena Maria Santos Maia, Lívia Levy Palla Pires e Lavínia de Lara Silva, todas do curso técnico em mecatrônica, conquistou o 1º Lugar na modalidade prática artística, que consistiu em fazer robôs autônomos para interagir, com humanos, em uma peça de teatro.

Ambas as equipes foram orientadas pelos professores Paulo Henrique Cruz Pereira e José Eduardo Silva Gomes, do Departamento de Mecatrônica (DMCVG).

A Equipe LASE Robotics One, composta pelos estudantes César Gabriel Barbosa Mendes, Francisco Saleh Cota Pacheco e Luiz Felipe Leite Miranda, todos estudantes do curso técnico em mecatrônica, conquistou o prêmio Melhor Escola Pública.

A Equipe LASE Robotics Two, formada pelos estudantes Gabriel Dias Pereira, Julian Martins Silva Carvalho, Júlio Prosperi Rodrigues e Letícia Levini Cerutti, estudantes do curso técnico em mecatrônica, conquistou o prêmio Inovação.

As equipes LASE Robotics One e Two foram orientadas pelo Prof. Juliano Coêlho Miranda, também do Departamento de Mecatrônica (DMCVG).
Para o Prof. Paulo Henrique “a conquista de tantos prêmios demonstram a qualidade do curso técnico em mecatrônica, do CEFET/MG, Campus Varginha, e como os estudantes são dedicados e empenhados com auto aprendizado e superação de desafios. Já as conquistas dos 1ºs Lugares, na OBR-2025, foi um feito inédito, no qual uma única instituição de ensino conquista os dois maiores prêmios em Minas Gerais (resgate e artística).”
Parabéns a todos os envolvidos!!!
Prof. Paulo Henrique / DMCVG