MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Mecatrônica

DMCVG - Unidade Varginha

CEFET-MG

Pesquisa UFLA-CEFET/MG

Sexta-feira, 8 de julho de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 14 de julho de 2022

O Departamento de Mecatrônica (DMCVG), do Campus Varginha, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidad de Castilla-La Mancha – Campus Albacete (UCLM), Espanha, tiveram o projeto “Plataforma de análise da redução do consumo de energia e configuração do controle de pressão em sistemas de irrigação pivô central” APROVADO, com recursos financeiros, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O projeto faz parte da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados – Universal 2021 e terá como instituição executora a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Neste projeto o Prof. Paulo Henrique Cruz Pereira estará fazendo parte do grupo de pesquisadores que estará trabalhando em tal pesquisa e teve sua participação aprovada pelo Departamento de Mecatrônica (DMCVG) e pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), ambos órgãos do CEFET/MG, como projeto de extensão em PD&I.

De acordo com o Prof. Paulo Henrique “o projeto em questão apresenta-se totalmente engajado ao PDI do CEFET/MG no que tange a sua função social: participação no desenvolvimento científico, tecnológico, socioeconômico e cultural, inclusivo, sustentável e ambientalmente responsável, pela contribuição institucional ao desenvolvimento da pesquisa particularmente aplicada e da inovação tecnológica, relacionadas ao contexto nacional, em especial ao da Região Sudeste e do Estado de Minas Gerais, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento e desenvolvimento sustentável. Este projeto apresenta uma proposta científica criteriosa e inovadora, capaz de obter resultados que servirão de suporte a produtores a nível regional, estadual e até mesmo nacional”.

O projeto está estimado, para ser executado, no período de 11/07/2022 a 28/02/2025, podendo ser ou não prorrogado, pois depende de experimentação de campo.

Foto pivô de irrigação

Prof. Paulo Henrique / DMCVG