MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Departamento de Mecatrônica

DMCVG - Unidade Varginha

CEFET-MG

SETEC aprova projeto Oficina 4.0

Quarta-feira, 30 de novembro de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), com o apoio técnico e operacional do Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, conforme Termo de Execução Descentralizada Simec nº 8807, publicou o resultado preliminar da etapa 2 do Edital SETEC Nº 83/2022 – Seleção de projetos voltados à implementação das Oficinas 4.0, no âmbito das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (rede Federal).

O projeto “Robotização do armazenamento de grãos de café“, proposto pelo Prof. Paulo Henrique Cruz Pereira, do Departamento de Mecatrônica (DMCVG), foi CLASSIFICADO para ser executado em 2023, obtendo a nota máxima em sua avaliação.

O projeto é uma parceria do CEFET/MG, Campus Varginha, com a empresa Minasul – Cooperativa Agroindustrial de Varginha Ltda e com a Secretaria Municipal de Educação de Varginha (SEDUC) mediante a participação da Escola Municipal Domingues Ribeiro de Resende.

O projeto foi pensado para a participação de 04 docentes doutores do CEFET/MG, Campus Varginha, 05 discentes do CEFET/MG, Campus Varginha, sendo 01 de graduação em engenharia civil e já ter concluído o curso Técnico em Mecatrônica, 02 técnicos do curso em mecatrônica e 02 técnicos do curso em informática (em todos os casos deverão estar matriculados e frequentando os cursos de forma regular) e mais 15 discentes da rede pública de ensino municipal que deverão estar matriculados e frequentando, de forma regular, os 8º e 9º anos.

Ao final do projeto os alunos deverão ter criado uma maquete de um robô móvel e guiado de forma autônoma. O robô “armazenador” terá o desafio de armazenar bags de grãos de café mediante as informações passadas pelo sistema informatizado de controle do armazém. Tal robô deverá realizar toda a movimentação dos bags conforme o sistema lhe informa, como por exemplo: BAG-01 sai da posição B-01-03 (fila B, Coluna 01, prateleira 03) para a posição I-05-01. Toda a operação do robô armazenador deve ser autônoma pois um dos grandes problemas atuais, dos armazéns de grãos de café, são os acidentes com os operadores de empilhadeiras.

No total o projeto envolve um recurso financeiro da ordem de R$ 200 mil reais sendo que R$44 mil reais serão destinados, exclusivamente, para bolsas de pesquisa.

O resultado preliminar pode ser visto clicando aqui.

Parabéns a todos os envolvidos.

Prof. Paulo Henrique / DMCVG